Quem somos
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece atendimento especializado e educação especial para pessoas com deficiência. A APAE é a maior rede de apoio a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.
A APAE atende pessoas com deficiência de todos os tipos, como auditiva, visual, intelectual e física. A instituição oferece serviços de educação, saúde e assistência social, e trabalha para promover a inclusão social e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Nossa História
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi fundada no dia 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro. A instituição foi criada por um grupo de pais, amigos e médicos de pessoas com deficiência, com o apoio do casal norte-americano Beatrice e George Bemis.
A APAE surgiu em um contexto sociopolítico, econômico e cultural que excluía pessoas com deficiência intelectual e múltipla do ensino público e privado. O objetivo da APAE é promover a atenção integral a essas pessoas, oferecendo serviços de educação, saúde e assistência social.
A APAE se expandiu para outras capitais e cidades do interior do Brasil, e hoje está presente em mais de 2 mil municípios. A Federação Nacional das Apaes (Fenapae) foi fundada em 1962 para articular as ideias das Apaes
Nosso papel
A APAE é a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla. Atualmente são mais de 2.200 unidades espalhadas pelo Brasil e mais de 1.300.000 assistidos pelas unidades.
Segundo dados do IBGE de 2010, o Brasil tem mais de 45 mil pessoas com deficiência, o equivalente a 23,9% da população do país. Segundo a Secretária de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, na região cerca de 20,5% possuem algum tipo de deficiência, o que equivale a 661.832 pessoas.
As APAEs surgem da necessidade de cobrir a ineficiência do Estado em prestar devida assistência às pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltiplas. Em um país historicamente marcado por forte rejeição, discriminação e preconceito, as famílias dessas pessoas, empenhadas em buscar soluções alternativas para que seus filhos alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão, criaram as primeiras associações.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tem como objetivo educar, realizar atendimentos na área da saúde e lutar por seus direitos na perspectiva de inclusão social.
Basicamente o Movimento Apaeano é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – unidas para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.